Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO. COM.BR
Blog dedicado ao Maracatu Nação Fortaleza e ao Maracatu Cearense. Navegue conosco e se aproxime da mais tradicional dança dramática de origem afro-brasileira presente na cultura do povo cearense. Aqui você encontrará também informações sobre arte e cultura popular.
domingo, 31 de agosto de 2008
Brasil perde Mestre Salu
Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO. COM.BR
sábado, 30 de agosto de 2008
Calé Alencar visita Afoxé Filhos de Gandhy
No dia 27 de agosto, quarta-feira de Iansã e Santa Bárbara, Calé Alencar esteve na sede do Afoxé Filhos de Gandhy, rua Gregório de Matos, 53, no Pelourinho, e apresentou a Agnaldo Silva o tema e a loa do Maracatu Nação Fortaleza para o carnaval de 2009, Saudação Ao Afoxé Filhos de Gandhy, homenagem dos cearenses aos 60 anos de história e tradição do Afoxé Filhos de Gandhy.
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Dorival Caymmi
O Brasil perdeu hoje um grande mestre, mas pessoas como Caymmi não morrem, seguem encantadas na vida e no imaginário do povo brasileiro. Sua obra permanece por estar viva em cada um de nós. Caymmi traçou um mapa afetivo, imaginário, sensual e lúdico de um Brasil “que nunca precisa dormir pra sonhar, porque não há sonho mais lindo do que sua terra não há”. Uma terra que conta a história de um povo. Um povo que confirma nossa mestiça nação.
Tudo isso em canções extremamente simples, mas altamente sofisticadas por revelarem as sutilezas e as raízes de uma nação oculta, sublime, complexa - matriz da nossa utopia. Tantos são os gênios que aqui tivemos, mas Caymmi é gênio do Brasil, irresistivelmente brasileiro, porque sua genialidade é a expressão do nosso povo. Juca Ferreira, Ministro da Cultura interino
O artista baiano - que se tratava de um câncer na bexiga há 11 anos e morreu de insuficiência renal - foi enterrado neste domingo (dia 17), à tarde, no Rio de Janeiro.
Nascido em 30 de abril, em Salvador, Caymmi é um dos responsáveis pela divulgação da imagem da Bahia tanto no Brasil como no exterior. A música O que é que a baiana tem?, uma das suas mais conhecidas composições, alcançou projeção internacional na interpretação de Carmem Miranda. Em 60 anos de carreira, como cantor gravou cerca de 20 discos e como compositor produziu uma centena de músicas que ganharam inúmeras versões com outros intérpretes.
Publicado por Comunicação Social/MinC
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Maracatu Nação Fortaleza no Centro Cultural Bom Jardim

O Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto, data na qual o inglês William John Thoms, usando o pseudônimo de Ambrose Merton, publicou, em 1846, um artigo sob o título Folk-lore, na revista londrina The Athenaeum. Ao usar o termo, William John Thoms propunha seu significado como expressão técnica apropriada ao estudo das lendas, tradições e da literatura popular, tendo essa definição o significado de ciência ou sabedoria popular.
Folk quer dizer povo, nação, família; Lore significa instrução, conhecimento, saber. Portanto, Folk-lore ou Folclore, ciência ou sabedoria popular.
Para saber mais:
Cascudo, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
Curta no Maracatu É de Bambaliê!
A emocionante história da música brasileira, nossa arte maior, via sons e imagens raríssimas de ninguém menos que Pixinguinha, Cartola, Noel, Gil, Edu, Nara, Macau...

Música de Pixinguinha, Almirante, Ismael Silva, Nelson Cavaquinho e Cartola. Gilberto Gil e Macalé comentam o filme. Depoimento de Nara Leão e Nelson Motta sobre a Música popular Brasileira.
Gênero: Documentário
Diretor: Sergio Sanz
Ano: 1974
Duração: 10 min
Cor: P&B
Bitola: 16mm
País: Brasil
Ficha Técnica:
Fotografia: Sergio Sanz / Empresa produtora: DAC, MEC Montagem: Sergio Sanz