quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Dorival Caymmi

Dorival Caymmi (1914-2008)
Faleceu na manhã do último sábado, 16 de agosto, aos 94 anos, o cantor e compositor Dorival Caymmi. O ministro da Cultura interino, Juca Ferreira, divulgou Nota de Pesar na qual ressalta a genialidade de Caymmi e a importância do legado de sua obra para o povo brasileiro:
O Brasil perdeu hoje um grande mestre, mas pessoas como Caymmi não morrem, seguem encantadas na vida e no imaginário do povo brasileiro. Sua obra permanece por estar viva em cada um de nós. Caymmi traçou um mapa afetivo, imaginário, sensual e lúdico de um Brasil “que nunca precisa dormir pra sonhar, porque não há sonho mais lindo do que sua terra não há”. Uma terra que conta a história de um povo. Um povo que confirma nossa mestiça nação.
Tudo isso em canções extremamente simples, mas altamente sofisticadas por revelarem as sutilezas e as raízes de uma nação oculta, sublime, complexa - matriz da nossa utopia. Tantos são os gênios que aqui tivemos, mas Caymmi é gênio do Brasil, irresistivelmente brasileiro, porque sua genialidade é a expressão do nosso povo.
Juca Ferreira, Ministro da Cultura interino

O artista baiano - que se tratava de um câncer na bexiga há 11 anos e morreu de insuficiência renal - foi enterrado neste domingo (dia 17), à tarde, no Rio de Janeiro.
Nascido em 30 de abril, em Salvador, Caymmi é um dos responsáveis pela divulgação da imagem da Bahia tanto no Brasil como no exterior. A música O que é que a baiana tem?, uma das suas mais conhecidas composições, alcançou projeção internacional na interpretação de Carmem Miranda. Em 60 anos de carreira, como cantor gravou cerca de 20 discos e como compositor produziu uma centena de músicas que ganharam inúmeras versões com outros intérpretes.

Publicado por Comunicação Social/MinC

Nenhum comentário: